Córnea
A córnea tem papel fundamental na formação da visão. Transparente, funciona como uma lente sobre a íris (parte colorida do olho), focando a luz da pupila na direção da retina.
A umidade e a saúde da córnea são mantidas pelas lágrimas (secreção lacrimal). Para o bom funcionamento da córnea, é necessário que ela tenha transparência satisfatória e curvatura adequada.
Se há perda de sua integridade, a córnea se torna embaçada e a luz passa a não alcançar a retina, prejudicando sensivelmente a visão.
Dentre os problemas que podem causar a diminuição da transparência da córnea destacam-se o ceracotone, a Síndrome do Olho Seco, as ceratites infecciosas (vírus, bactérias e outros parasitas), as distrofias corneanas (doenças genéticas) e o trauma ocular. A maioria dessas doenças tem tratamento.
Ceracotone
O ceracotone atinge cerca de 1% a 2% dos brasileiros e costuma aparecer na infância e na adolescência. Caracteriza-se pelo afinamento e projeção da córnea para frente, formando uma saliência em forma de cone, o que pode levar ao comprometimento da visão.
A doença é genética e pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, afetar mais um olho do que o outro.
No início, é comum não se perceber o ceracotone, que se manifesta pelo aparecimento de astigmatismo ou miopia. Conforme a doença avança, podem surgir outros sintomas como sensibilidade à luz, visão com halos, visão borrada ou distorcida, comprometimento da visão noturna, visão dupla (diplopia).
Quando a doença está em sua fase inicial, é possível recuperar a acuidade visual com o uso de óculos. As lentes devem ser substituídas frequentemente, conforme o grau aumenta. À medida que a doença avança, é necessário o uso de lentes de contato específicas para ceracotone ou o implante de anel intracorneano.
Um avanço importante no tratamento do ceratocone é o crosslinking, uma intervenção que visa fortalecer as moléculas de colágeno da córnea para evitar que ela continue se projetando para frente.
Em casos mais graves, é necessário fazer o transplante de córnea.